Neurofeedback

 

                        

"Quando se dá ao cérebro informação acerca do seu funcionamento, ele próprio encontra uma grande capacidade de se transformar".

 

O que é?


O Neurofeedback (NFB) ou Bio feedback EEG é uma técnica que através da análise das frequências e amplitudes das ondas cerebrais se propõe a uniformizá-las, quando as suas alterações provocam instabilidade psicofisiológica ao indivíduo.

 

O objetivo primordial desta técnica é promover, através do treino, a regulação da atividade cerebral.

 

O treino de NFB pretende ser um recurso que permita não só identificar, mas também agir perante as alterações da atividade elétrica do cérebro associadas a determinadas patologias.

 

O neurofeedback permite o tratamento de diferentes patologias e sintomas sendo, inicialmente e após uma avaliação psicológica, estabelecido um protocolo de intervenção com a definição dos sintomas e pontos específicos cerebrais a trabalhar.

 

A quem se destina?


É uma técnica que pode ser aplicada em crianças e adultos e que tem vindo a demonstrar resultados significativos nas perturbações do espectro autista, ansiedade, distúrbios de comportamento, hiperactividade, concentração, depressão, alterações do desenvolvimento sensório motor, problemas de sono, desordens alimentares, dor, epilepsia.

 

O que é necessário para implementar a técnica?

 

É necessária a colocação de eléctrodos no couro cabeludo. O sinal é processado pelo computador, através do NeuroAmp e são fornecidas informações sobre a frequência e a amplitude das ondas cerebrais. A intenção será ajustar as respostas do funcionamento cerebral ao promover determinadas frequências e ao inibir outras.

 

O feedback é fornecido recorrendo a um monitor de vídeo (imagem/jogo), assim como através do som ou da vibração.

 

Neurofeedback no CHS-CEI


É incorporado nos programas de re(habilitação) neurológica (parcial ou intensivo).

 

O tempo das sessões varia entre 30 minutos e 1 hora, de acordo com a predisposição dos indivíduos para o efeito e as avaliações efectuadas antes e depois das intervenções.

 

Algumas imagens do método abaixo.

 

                       

 

Para mais informações entre em contacto connosco ou consulte a página oficial: https://www.eeginfo.com/

Voltar