"...a diferença é que não considera unicamente o músculo para o movimento, mas sim todo o processo desde a activação cerebral até à contracção muscular que nos permite caminhar, comer, ..."

 

O que é?

 

O método Perfetti, desenvolvido em Itália pelo Neurologista Carlo Perfetti no início dos anos 70, ou Exercício Terapêutico Cognitivo, foi inicialmente concebido para a população Adulta no paciente hemiplégico e em específico na reabilitação da mão. No entanto, a sua eficácia, alargou-se para lesões neurológicas periféricas e até algumas do foro traumatológico.

 

Actualmente, mais direccionado para a Neurologia, o seu principal objectivo remete-se na recuperação do movimento considerando as alterações como a sensibilidade e aspectos sensório-motores inerentes, a linguagem, a atenção e a memória neste processo. Assim, as grandes funções a potenciar são a manipulação, preensão e marcha.

 

Na prática, para que ocorra reorganização e o movimento surja, são desenvolvidos exercícios personalizados explorando os vários tipos de sensibilidade, sobretudo ao nível profundo e combinado, ao mesmo tempo que o utente presta atenção à informação que o corpo vai sentindo, sem, na maioria das vezes, recorrer à visão.

 

A sensibilidade, uma das áreas mais importantes e a ter em conta em todo o processo de re(habilitação), é complexo. Importa, fundamentalmente durante a fase de avaliação compreender quais os tipos mais afectados (divide-se em superficial, profunda e combinada, cada uma com seus subtipos – ver quadro 1), estabelecendo estratégias no sentido da sua recuperação e/ou adaptações no dia-a-dia no sentido de prevenir acidentes. A forma de actuar de Perfetti nesta área distingue-se de todos os outros métodos que a englobam.

 

 

Quadro 1 – Tipos de Sensibilidade e seus subtipos.

 

Mais recentemente, tem vindo a ser aplicado na Neuropediatria, sendo o CHS - CEI pioneiro na implementação do mesmo em Portugal.


A quem se destina?


Aos que sofreram determinada afectação neurológica, central ou periférica, em adulto ou criança, com comprometimento no desempenho de funções como o manipular objectos, caminhar, entre outros. Na área da Pediatria, casos de Atraso no Desenvolvimento, Traumatismo Crâneo-Encefálico, Acidente Vascular Cerebral, Espinha Bífida, Traumatismo Vertebromedular, (...), beneficiam do método tal como Adultos portadores das mesmas.

 

O que é necessário para implementar o método?

 

Os técnicos que implementam o método têm de realizar o curso de formação na área e assim estarem certificados para a sua prática. Para a intervenção são necessários materiais e equipamentos específicos, designados por subsídios na metodologia em questão.

A implementação do método deve ter em conta o tipo de lesão e suas alterações adjacentes, acima mencionadas. Durante a realização dos exercícios, estrategicamente graduados e em três tipos de classificação estabelecidos, utilizam-se os subsídios, os quais permitem "aprender" a utilizar as informações corporais – cinestésicas – para organizar de novo o movimento. Considera que o movimento deve ser acompanhado de alinhamento e o mínimo de compensações recrutadas. Com o tempo, os movimentos "aprendidos" de modo activo-assistido são generalizados para o quotidiano do utente.

Nas crianças, o sistema visual é claramente explorado com cores e superfícies pormenorizadas, no sentido de ocorrerem transformações da informação visual recebida em movimento, ou seja, quando a criança vê determinado objecto seja capaz de alcançá-lo com os movimentos específicos de cabeça, membros superiores e tronco. Abaixo podemos observar alguns dos subsídios.

 


 

Vários dos subsídios utilizados.

 

Perfetti no CHS-CEI


Perfetti no CHS-CEI é um método que veio enriquecer a nossa filosofia. No âmbito das 7 horas de re(habilitação), quando aplicável, é distribuído pelas valências de fisioterapia, terapia ocupacional e de terapia da fala.

A equipa disponibiliza um técnico especializado, sendo a única clínica de re(habilitação), em Portugal, que é certificada no referido método em Neuropediatria.

 

Outros

 

Para mais informações sobre este método consulte o site oficial da Associação Espanhola de Reabilitação Neurocognitiva Perfetti: Asociacion Perfetti

Voltar